Política de Privacidade
Na POSSO COMER, nossa missão é ajudar você, trazendo informações claras sobre produtos alimentícios industrializados, conforme o seu interesse. Também queremos que você saiba como coletamos e usamos os dados que você nos fornece ao longo dessa jornada.
Por isso, recomendamos que Você (“Usuário”) leia a nossa Política de Privacidade. Será uma leitura simples e lhe ajudará a entender o tratamento dos seus dados pessoais pela POSSO COMER.
A POSSO COMER é o site www.possocomer.app.br e o aplicativo móvel POSSO COMER (aos quais nos referimos coletivamente nesta Política de Privacidade como “Serviços”).
A última atualização desta Política de Privacidade foi em 15/12/2024.
Alguns conceitos importantes sobre a nossa Política de Privacidade:
Dado Pessoal: informação relacionada a pessoa natural, identificada ou identificável, ou seja, qualquer informação que possa ser associada ou que venha a identificar um ser humano específico. Essas informações podem incluir dados como nome, sobrenome, endereço de e-mail, dados de cartões de crédito e dados relacionados à saúde.
Dado Pessoal Sensível: informação sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
Dados Alimentares: através de nossos serviços é possível que você opte por nos fornecer dados referentes à sua rotina alimentar, como restrições e preferências. É importante que você entenda que, caso as informações apresentadas sobre sua rotina alimentar sejam referentes a restrições de saúde, essas informações serão consideradas dados pessoais sensíveis, de acordo com o item acima.
Dados de Geolocalização: os dados de geolocalização poderão ser coletados a partir do momento em que você habilitar essa funcionalidade no seu aplicativo móvel. A localização será coletada quando você escanear os produtos para consulta de valor nutricional. Estes dados serão usados para que possamos indicar em quais locais há determinados produtos disponíveis.
Posso Comer: Confraria Tech Ltda., uma empresa registrada e organizada sob as leis do Brasil, com sede e foro jurídico na Cidade de Vitória, Espírito Santo, com endereço na Av. Carlos Gomes de Sá, 335, Mata da Praia, Vitória, ES, CEP 29066-040, através do CNPJ 42.358.756/0001-57, titular da Plataforma hospedada no domínio www.possocomer.app.br e o aplicativo móvel.
Usuário: pessoa física (“Usuário” ou “você”) que se cadastrar na POSSO COMER, através de um plano freemium ou preemium, individual ou familiar.
QUAIS AS NOSSAS RESPONSABILIDADES NA COLETA DE DADOS?
Nós, da POSSO COMER, atuamos na figura de Controlador dos dados pessoais fornecidos por você. Isso quer dizer que determinamos quais dados pessoais coletamos de você, como coletamos, quando coletamos e porquê coletamos, obviamente dentro dos limites legais e desta Política de Privacidade.
COMO NÓS COLETAMOS E USAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Coletamos informações quando você se cadastra na POSSO COMER. Mais especificamente:
Quando você usa os nossos Serviços, para obter informações nutricionais sobre produtos: coletamos dados pessoais quando você se registra em uma conta da POSSO COMER, adquire uma assinatura premium (incluindo processamento de pagamento), ou utiliza o aplicativo em sua versão gratuita.
Quando você insere dados de preferências ou restrições alimentares, para obter resultados específicos de acordo com os seus interesses: coletamos “Dados Alimentares”, que incluem dados fornecidos por você, relacionados às suas preferências e restrições alimentares.
Quando você fotografa produtos alimentares, as informações contidas na imagem são processadas em formato de texto e armazenadas. Essas informações são utilizadas para que possamos indicar possível existência de ingrediente nocivo referente a restrição alimentar consultada.
QUAIS DADOS PESSOAIS COLETAMOS?
As informações pessoais que você nos fornece incluem dados que identificam você: o seu nome, sobrenome, e-mail e senha. Também, poderemos coletar informações pessoais referentes às suas restrições ou preferências alimentares, no momento em que os produtos são escaneados.
Você sempre pode optar por não fornecer suas informações pessoais à POSSO COMER, especialmente seus Dados Alimentares, mas isso pode significar que não podemos fornecer todas as funcionalidades dos nossos Serviços.
Você também é livre para não fornecer seus Dados Alimentares. Caso você já tenha dado, isso pode ser alterado a qualquer momento. Veja mais em “Quais são os seus direitos?”
Sobre os dados pessoais financeiros: considerando que, quando o você faz uma compra conosco, esta será realizada diretamente no operador da loja do nosso aplicativo. Assim, o pagamento é feito, diretamente, através do seu cadastro na App Store ou Google Play.
Logo, as informações sobre cartão de crédito, não passam pelos nossos servidores – que em nenhum momento, portanto, realizam qualquer tratamento de dados ou têm acesso direto às informações do seu cartão de crédito.
QUAL É A BASE LEGAL PARA TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Seu consentimento: de maneira livre, informada e inequívoca, você pode optar por nos fornecer seu consentimento para utilização das informações. Nestes casos, é importante que você saiba que, a qualquer momento, após prestar o consentimento, poderá revogá-lo, entrando em contato conosco conforme descrito ao final deste documento.
Conformidade com as leis aplicáveis: em circunstâncias específicas, podemos tratar suas informações pessoais para cumprir leis e regulamentos específicos. Quando tratamos suas informações pessoais para cumprir nossas obrigações legais, você não terá permissão para se opor a essa atividade de tratamento, mas geralmente terá o direito de acessar ou revisar essas informações, a menos que isso impeça nossas obrigações legais.
Execução do contrato: podemos tratar seus dados pessoais para viabilizarmos a relação existente entre nós e você, seja através da utilização da versão gratuita do app ou da versão paga.
Nosso legítimo interesse: Podemos processar suas informações pessoais com base em nossos interesses legítimos em nos comunicarmos com você e gerenciar nossas interações com você a respeito de nossos produtos e serviços. Você tem o direito de se opor a tal processamento de suas informações pessoais. Você pode nos informar sua objeção entrando em contato conosco conforme descrito na seção “Quais são seus direitos” abaixo.
QUAL A FINALIDADE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS:
Usamos suas informações para nos manter em contato com você, para fornecer e aprimorar nossos serviços. Isso significa tratar suas informações para:
cumprir as nossas obrigações decorrentes do contrato celebrado e fornecer-lhe as informações sobre produtos que nos solicitar, conforme nossos Serviços;
para fornecer-lhe informações sobre outros produtos que oferecemos que são semelhantes aos que você já pesquisou;
para notificá-lo sobre mudanças em nossos serviços;
para personalizar sua experiência de usuário.
Temos permissão para usar suas informações e compartilhá-las conforme descrito abaixo, principalmente devido a interesses legítimos:
cumprir as obrigações contratuais no fornecimento de nossos serviços;
para realizar pesquisas de mercado.
Existem algumas situações para as quais você pode nos dar o seu consentimento para usarmos seus dados para fins específicos:
para compartilhar informações pessoais de preferências alimentares com a POSSO COMER;
para enviar mensagens de marketing. Você pode cancelar a qualquer momento.
Não realizamos tomadas de decisão ou perfis automatizados.
COMPARTILHAMENTO DE DADOS:
Prometemos não vender nenhuma das suas informações pessoais a terceiros.
Nós apenas compartilhamos suas informações com nossos colaboradores mediante o uso de ferramentas seguras, para que possam executar os trabalhos e serviços previamente contratados e autorizados por você. Eles não estão autorizados a utilizar nem divulgar informações para uso em outras finalidades. Também exigimos que sigam as melhores práticas de segurança da informação, bem como cumpram com as nossas metodologias.
Além disso, haverá compartilhamento de dados nas seguintes hipóteses:
Com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial;
De forma automática em caso de movimentações societárias, como fusão, aquisição e incorporação.
HÁ TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS?
Sim, podemos transferir as informações pessoais que obtemos sobre você para outros países. Esses países podem não ter as mesmas leis de proteção de dados que o país no qual você inicialmente forneceu as informações.
Na medida exigida pela lei aplicável, quando transferimos suas informações pessoais para outros países, tomaremos medidas para proteger essas informações conforme descrito nesta Política de Privacidade.
FAZEMOS USO DE COOKIES OU OUTRAS TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO?
Sim. Utilizamos cookies desde o primeiro momento em que você interage conosco. Isto ocorre quando você simplesmente está navegando em nosso site ou aplicativo.
Quando você visita nossos Serviços, são ativados “cookies” no seu navegador, que realizam a coleta automática de determinados dados pessoais para que possamos (i) operacionalizar nosso site (cookies estritamente necessários) e (ii) obter informações agregadas sobre nossos usuários (cookies analíticos).
Utilizamos tais informações com a finalidade de: (I) tornar a nossa Plataforma mais útil a você; (II) conhecer o número de visitantes e os tipos de tecnologias utilizadas; (III) criar e publicar conteúdos direcionados a você; (IV) garantir que a plataforma seja relevante às suas necessidades, enquanto Usuário; (V) analisar tendências; (VI) administrar a Plataforma; (VII) melhorar o desempenho da Plataforma; (VIII) reunir informações demográficas para uso agregado; e (IX) melhorar a segurança da informação.
Se você quiser desativar os “cookies” você poderá alterar as configurações de seu navegador ou no seu dispositivo Android ou iOS. Se desejar saber como fazer isso, verifique o menu de ajuda no seu navegador ou nas configurações do seu dispositivo, mas lembre que a desativação dos “cookies” poderá restringir o uso da nossa Plataforma ou diminuir a qualidade de sua utilização.
Alguns cookies não poderão ser rejeitados, pois viabilizam o uso da plataforma. Já os cookies analíticos poderão ser recusados, conforme a sua preferência no painel de controle.
FAZEMOS ANONIMIZAÇÕES DOS DADOS COLETADOS?
Sim, nós poderemos anonimizar os dados coletados pela POSSO COMER, através de retirada de quaisquer informações que possam permitir a reversão da anonimidade com métodos e ferramentas utilizadas no mercado de tecnologia.
Os dados anonimizados poderão ser utilizados para fins estatísticos, visando à melhoria dos serviços, estudos acadêmicos, base de convencimento técnico para a venda dos serviços e aquisição de novos clientes, bem como para controle do nosso histórico.
POR QUANTO TEMPO ARMAZENAMOS SEUS DADOS?
Nós só manteremos em nossas bases de dados informações sobre você, se houver necessidade, como por exemplo, poder prestar nossos serviços. Ou, ainda, se for preciso armazenar para o cumprimento de obrigação legal.
Decorrido o nosso prazo de cumprimento de obrigação legal, ou findo o contrato firmado com você, nós excluiremos todos os seus dados de nossa base.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS?
Você tem o direito de solicitar:
A confirmação da existência do tratamento de seus Dados Pessoais , com indicação, sempre que possível, da forma como os dados são tratados e as finalidades de tratamento. Você também pode solicitar o acesso.
Correção dos Dados Pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados.
O bloqueio, anonimização ou eliminação dos Dados Pessoais desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação brasileira.
A revogação, a qualquer tempo, do consentimento dado por você para de Dados Pessoais específicos, podendo também solicitar a exclusão destes dados, que será atendida desde que não haja determinação legal para mantê-los ou outra base legal que sustente a não exclusão dos dados.
A portabilidade dos seus Dados Pessoais , salvo dos Dados Pessoais que já tenham sido anonimizados.
Informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais há o compartilhamento de dados.
Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e quais são as consequências decorrentes de eventual negativa.
Solicitar a revisão das decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses.
Se não for possível prestar as informações, por conta de segredo industrial ou comercial ou outra exceção, você será informado sobre esta situação, com uma justificativa clara acerca dos motivos pelos quais sua solicitação não será atendida, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, contados a partir do momento da sua solicitação de exercício de direitos.
Importante lembrar que dados que possuam guarda obrigatória em razão de Lei ou regulação especial não serão excluídos por meio de solicitações. Também não poderão ter uso revogado os dados que tenham sido anonimizados, uma vez que tais dados não são legalmente considerados pessoais – na medida em que não é possível, com tais dados, identificar e associar direta ou indiretamente uma pessoa física.
Para realizar qualquer solicitação, entre em contato conosco pelo e-mail contato@possocomer.app.br.
QUAIS MEDIDAS DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA NÓS ADOTAMOS?
Não se preocupe, nós utilizamos diversas medidas de segurança para garantir a integridade de suas informações. Toda a comunicação/tráfego dos dados entre o aplicativo, servidores e sistemas de terceiros é realizada em protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure).
O ambiente dos servidores é restrito aos colaboradores da POSSO COMER que possuem o devido treinamento para a segurança dos dados. Utilizamos controles de acesso, restrição por IP e autenticação de dois fatores, quando possível. O mesmo ocorre quando utilizamos sistemas de terceiros.
Também utilizamos as melhores práticas de mercado relativas à segurança da informação e ferramentas para armazenamento e tratamento seguro de dados, tais como a VPN e Firewall nos servidores contratados.
PODERÁ HAVER ATUALIZAÇÃO DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE?
Sim. Nos reservamos o direito de rever e atualizar, a qualquer momento, e sempre que necessário, esta Política de Privacidade.
Se você for Usuário cadastrado em nossa Plataforma, fique tranquilo, nós avisaremos e enviaremos a você a nova versão de nossa Política de Privacidade, com 15 (quinze) dias de antecedência, através do e-mail informado no momento do cadastro.
Caso você venha a não concordar com a nova Política de Privacidade, por favor, pare imediatamente de utilizar a nossa Plataforma. Neste caso, fique à vontade para solicitar a exclusão de seus dados cadastrais da Plataforma, e/ou revogar o seu consentimento, através do contato: contato@possocomer.app.br. Excluiremos seus dados pessoais, desde que não precisemos deles para cumprir com as devidas obrigações legais.
A continuação da utilização de nossa Plataforma constitui concordância com a nova Política de Privacidade.
Se você estiver de acordo com o que leu, então utilize nossa Plataforma à vontade!